quarta-feira, 10 de março de 2010

Dialogo sobre Soberania

Agora que sabemos como esse homem pensava, seria saber como foi o seu dialogo com Deus, nao houve nada de especial nesse dia, a não ser o fato de que o homem parou de procurar Deus nos lugares obvios demais e olhou para dentro de si mesmo.


HV - Deus, será que o senhor pode me explicar algo..

Deus - Mas é Claro que posso, afinal, o que eu não posso fazer?

HV - Desculpe o atrevimento, mas é justamente essa a questão! Eu não sei o que o Senhor não pode e pode fazer, e talvez esse seja o meu tormento

Deus - Bem, não se culpe por isso, ninguem vivo sabe.

HV - É, mas veja bem: se o Senhor pode tudo, mas nem tudo o senhor faz, nós humanos que cremos em ti, ficamos em uma situação desconfortavel.

Deus - É? me diga como se sentem, e não precisa poupar palavras, lembre-se que eu sei o que vc vai dizer antes de falar, então nada de lisonjeios desnecessários e de falsa humildade.

HV - Uau, desse jeito eu fico com medo do que vou pensar! Mas vamos lá não é, afinal conversas assim são raras hoje em dia.

Deus - Eu que o diga, raramente os homens param mesmo para conversar comigo, você por exemplo; no ano passado se lembrou de mim várias vezes, falou de mim para muitas pessoas, mas comigo!? Você trocou poucas palavras, ou apenas fez o dever de casa pra desencargo de consciencia.

HV - É eu me lembro, e o pior é que a consciencia ficava pesada do mesmo jeito

Deus - É, e isso era inevitavel pois você vinha com saco de problemas, derramava todos na minha frente, e eu apenas ouvindo, depois de falar e achar que já tinha feito o suficiente, eu me impressionava quando você pegava juntava tudo o que despejou no chão colocava no saco e voltava. Me diga, o que vocÊ queria realmente?

HV - Bem... eu queria alivio e uma resposta para eles ora....

Deus - E que tipo de resposta você queria?

HV - Ora.. a resposta mais básica possivel, eu queria saber o "porquê" de tudo.

Deus - Mas esse é o tipo de resposta que não se consegue na hora que se pergunta.

HV - Ok, o Senhor vai começar com essas filosofias dificeis de entender, mas não dá pra ser mais direto tipo; Você sofreu porque não vale nada! Seria direto e meio rude, mas pelo menos eu entenderia

Deus - Ai vc ia querer saber porque não vale nada!

Hv - Pior, mas então vamos generalizar, parece mais simples..

Deus - Quer tentar, então vá em frente, o que deseja saber?

Hv - As grandes castastrofes, porque o senhor permite que elas aconteçam?

Deus - Primeiramente vamos falar do que você chama de grandes catatrofes: Se você fala de terremos, tsunamis, eles estão em alta nos ultimos anos é verdade, quero te dizer que eles estão sob meu controle. Por isso eu chamo é a ação pecaminosa do homem de grande catastrofe, isso sim não faz parte dos meu planos, mas isso fica pra depois.

HV - Tudo bem, então me explique porque o senhor permite que tanta gente morra? Alguns até dizem que é castigo por causa da idolatria deles, olhando aqui debaixo é mais fácil pensar assim... no entanto, o Senhor não é misericordioso? Não consigo concicliar essas coisas não.. é dificil pensar num Deus bom que deixa que todo mundo morra assim.

Deus - Entendo o que você sente, mas quero que você me responda... Se não houvessem terremotos o que seria da Terra?

HV - !?!?

Deus - è isso mesmo, um pouco de geologia para animar essa conversa!

HV - Bem, segundo os cientistas os terremotos acontecem por causa dos movimentos das placas tectonicas, eu sou bom nisso heim - É eu sei, então continue - Então, essas placas se movimentam sobre um manto de rocha fundida, e onde essas placas se encontram acontecem os termotos e onde elas separam surgem os vulcões. A força gerada nesse movimento é liberada nesses dois fenomenos.

Deus - Muito bem, agora me diga o aconteceria se essa força não fosse liberada de vez em quando?

HV - Bem, a terra entraria em colapso e poderia ateh explodir!

Deus - Viu, a pergunta dos terremotos é fácil de responder, ateh você responde,

HV - Obrigado!!

Deus - Sem ofensas, mas é que nesse dialogo Eu Sou o mais inteligente...

HV - Puxa, não sabia que o senhor tinha tanto senso de humor,

Deus - Assim como os outros, você precisa me conhecer mais sabia?

HV - Ok, isso fica para depois, rsrs

Deus- está aprendendo heim!!

HV - rsrs.. Mas mesmo que os terremotos sejam necessários, o fato de tanta gente morrer vai de encontro ao valor que o senhor dá ao homem, como pode deixar que ele morra assim?

Deus - A questão não está em eu deixa que eles morram, a questão está em deixar que eles vivam.

HV - ops, devagar que isso eu vou anotar..

Deus - Homens, rsr!!!... continuando, eu criei os homens com livre arbitrio e disse a eles "enchei a Terra", dei inteligencia e capacidade de se adaptar, só isso os capacitaria a avaliar os riscos de onde fincariam suas moradas, embora saibam que nos lugares onde acotnecem essas coisas naturais seja perigoso viver, é lá que eles querem viver.

HV - Lindo, então a culpa é nossa!

Deus - Eu não disse isso, disse apenas que os homens são livres, se eu interferir no mundo que criei sempre que algo ruim for acontecer, eu teria de negar essa liberdade.

HV - Tipo imperdir um terremoto?

Deus - É, pois hoje impediria um terremoto e amanha teria de eliminar a lei da gravidade pois a Terra
toda sacudiria, deu para entender meu filho?

HV - Sim, essa parte eu entendi, mas como o senhor fica em relação a essas pessoas que morrem?

Deus - Ora, eu sofro, mais do que qualquer um, e sou o primeiro a agir..

HV - Como?

Deus - Quem você acha que moveu tantas pessoas para ajudar no Haiti por exemplo, o We are the world é uma canção muito bonita não acha?

HV - !!!! Não vai me dizer que?

Deus - ...

HV - Bem, mas porque o senhor deixou, isso não entra em minha cabeça!

Deus - Eu não poderia interferir nisso, sem ter de interferir no todo, essa é uma das consequencias do mundo que eu criei, foi assim que eu o fiz e quebra-lo seria um ato de injustiça, e como você sabe, eu não cometo injustiça.

HV - Pensando bem, nesse caso eu prefiro pensar que o senhor não poderia mesmo, só não entendo onde a soberania do senhor se ancaixa nisso?

Deus - Minha osberania está no fato de que apesar do caos, eu estabeleço meus propositos, eu choro com os que morreram, pois não é esse o fim para que eu crei os homens, mas ao mesmo tempo, nessas calamidades, o proprio homem tem despertado em si o maior de todos os sentimentos, que é a capacidade de amar o outro. e sofrer com ele. Assim como eu sofro

HV - Nem todos, alguns se aproveitam dessas situações

Deus - Mas minha soberania usa ate essa má vontade em favor dos que sofrem, eu crio nos homens um empatia que somente face à perda pode ser despertada.


HV - O sofrimento universal, não passa despercebido aos seus olhos...

Deus - Exatamente, em breve deixarei tudo meio que fora de controle, mas quando isso acontecer, todos estarão avisados, e nenhum homem poderá dizer que foi vitima.

HV - Bem isso é assustador, então o que o senhor pode dizer sobre mim?

Deus - E você quer continuar agora?

HV - Bem é melhor depois ...depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário